segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Êxodo








O titulo desde livro vem de uma palavra grega que significa "SAÍDA", referindo - se à libertação dos Israelitas da escravidão do Egito. O titulo original hebraico inclui uma palavra que significa "e" ou "agora", sugerindo que o livro seja a continuação de GÊNESIS. 




  •  Escritor da vez:  Em geral, aceita-se que MOISÉS escreveu este livro, como indicado em ÊXODO 24.4.
  • Quem recebeu a Mensagem: O povo de Deus, os israelitas. Sem dúvida, ao receber este livro, os israelitas se sentiram aliviados em poder ouvir sobre a história da libertação do Egito, em vez de ter de vivê-la novamente.
  • Quando o texto foi escrito: Entre 1445 e 1405 a.C
  • Introduzindo o assunto: Enquanto GÊNESIS conta o "Era uma vez" da Escritura , ÊXODO registra as primeiras experiências reais  dos israelitas com a perseguição, posta em prática por cruéis governantes egípcios (cap.1). Mas a narrativa traz esperança com o milagroso nascimento de MOISÉS, o homem escolhido por Deus para resgatar seu povo. Aprendemos que MOISÉS teve uma preparação exclusiva para a liderança (cap.2), e vemos sua resposta ao chamado de Deus ("Tem certeza que escolheu a pessoa certa?") e às ordens de Deus de ir em frente, pronunciadas através de um espinheiro em chamas (cap.3). O restante do livro descreve a impressionante escapada de Israel das garras do rei (Caps. 7 - 14), sua jornada até o monte de Sinai (caps. 15 - 18), o primeiro "livro de instruções sobre a vida", escrito à mão, conhecido como os DEZ MANDAMENTOS , dados a MOISÉS por Deus (caps. 19 - 31), o bezerro de ouro, que enfureceu a Deus e a MOISÉS (caps. 32 - 33), e a segunda cópia das leis que Deus deu a MOISÉS depois que ele quebrou - literalmente - as primeiras placas (caps. 34 - 40).
  •  Merece Destaque: ARÃO, irmão mais velho de MOISÉS, parece sempre está à sombra do irmão mais novo. Mas apesar de ter pisado na bola com o episódio do bezerro de ouro, Deus o escolhe com o primeiro Grande Sacerdote de Israel, e seus descendentes seguem seus passos (ÊXODO 28.1 - 4)
  • Bate - Papo:  Deus anunciou seu compromisso com os Israelitas e os guiou através de uma espécie de "dirigível" sobrenatural pelo deserto - uma coluna de nuvem que os guiava durante o dia e se transformava numa coluna de fogo à noite (ÊXODO 13.17 - 22). Ele não tentou esconder seu relacionamento com os Israelitas - demonstrou isso em plena glória, no céu. Converse com mais alguém sobre como as direções claras e o carinho evidente de Deus por seu povo são um tema paralelo ao longo do livro ÊXODO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário