domingo, 1 de janeiro de 2017

Gênesis










 O titulo desde livro vem de uma palavra grega que significa "INICIO" ou "GERAÇÃO"








  • Escritor da vez: Em geral, acredita-se que Moisés escreveu os cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Esses cinco volumes muitas vezes recebem o nome de "Pentateuco", referindo-se ao seu número total, ou de "Torá", porque incluem as leis que Deus deu a Israel.
  • Quem recebeu a Mensagem:  O povo de Deus, os israelitas. Esta história divina, que liga o passado eterno ao presente eterno, foi ouvida pela primeira vez pelos israelitas, antes de serem conduzidos por JOSUÉ (o homem que assumiu a liderança do povo no lugar de MOISÉS) para a terra que Deus tinha prometido a ABRAÃO,a ISAQUE e a JACÓ. Eles haviam acabado de se tornar uma "TEOCRACIA" (uma nação que responde direitamente a Deus) e ainda estavam tentando entender toda essa coisa de "Seguir a Deus".
  • Quando o texto foi escrito: Entre 1445 e 1405 a.C
  • Introduzindo o Assunto:  GÊNESIS revela o desenrolar da história num ritmo veloz e furioso.
    Surpreendentemente, o livro cobre mais tempo (da Criação a 1804 a.C) do que todo o resto da Bíblia junto! O autor registra o inicio do tempo e do espaço (cap 1), a origem da humanidade (cap 2), a rebelião inicial dos seres humanos contra Deus (cap 3), a árvore genealógica  da família de ADÃO e EVA (caps. 3 -11),a benção de Deus a ABRAÃO como pai de seu povo eleito e o estacionamento de ISRAEL como um governo liderado por Deus (caps. 11 - 25), a formação das doze tribos de ISRAEL  ( GÊNESIS 29.31 - 24; 35.16 - 20) e outros detalhes interessantes na história de Deus e dos seres humanos. Tenha em mente que a Bíblia é uma "REVELAÇÃO PROGRESSIVA". Em outras palavras, a história completa do plano supremo de Deus para salvar a humanidade através do nascimento, da morte e da ressurreição de Jesus só foi concluída no Novo Testamento.
  • Merece Destaque: BENJAMIM, o irmãozinho de JOSÉ, é totalmente fascinante. Ele carregou o fardo pesado das expectativas de seu pai quando este achava que seu primeiro filho favorito (JOSÉ) estava morto. Que pressão!
  • Bate - Papo:  No cap. 15 ABRAÃO estava chateado porque ele e sua esposa, SARA não têm filhos - e era pouco provável que isso mudasse, pois os dois já estavam velhos. Mas Deus diz a patriarca:

        -  Anime - se, porque você vai ter muuuuuitos descendestes!


    ABRAÃO acredita na promessa de Deus... no começo. Mas, então, quando a dúvida surge, Deus faz um acordo tremendo com ABRAÃO para reforçar sua fé. Converse com uma amiga sobre como esse simbolismo do Antigo Testamento aponta para o sacrifício  final de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário