quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Meu Pastor nada me faltará.

O que Davi tinha em mente ao escrever "NADA ME FALTARÁ"? Tendo o Senhor como nosso Pastor, porventura não nos faltará nada? Estaremos permanentemente abastados? Imunes aos problemas da vida? Livres de todas as mazelas? Incólumes de quaisquer perigos?
A Bíblia Sagrada, por ser um Livro perfeito mostra-nos, para nosso consolo, os grandes e destacados servos de Deus enfrentando, como nós hoje inevitavelmente enfrentamos, os mais diversos problemas, de ordem física e financeira.
Contrariando os ensinos dos mentores da cognominada corrente da prosperidade, amantes da antibíblica doutrina do "pare de sofrer", que não aceitam, em hipótese alguma, crentes evangélicos pobres e enfermos, e por isso apresentam aos incautos os seus mirabolantes programas de "cura e libertação" e "corrente da prosperidade", faço a necessária descrição dos servos de Deus que eram pobres e que padeciam de enfermidades, bem como os imprescindíveis ensinos do Senhor Jesus Cristo e dos escritores bíblicos:
Jacó (Israel) adoeceu (Gn.48:1); Rute, a bisavó de Davi, colhia espigas deixadas pelos segadores, ato reservado aos pobres (Lv.19:9,10; Rt.2:2,3); a viúva de Sarepta passava por dificuldades extremas (1Rs.17:10-12); o rei Asa caiu mui gravemente doente dos pés (2Cr.16:12); o Profeta Eliseu esteve doente até a morte (2Rs.13:14); o rei Ezequias ficou doente, à morte, e teve que tomar remédio para sarar (2Rs.20:1,7); o rei Uzias foi acometido por uma lepra, e assim permaneceu até o dia da sua morte (2Cr.26:21); João Batista morava no deserto, comia gafanhotos e não se vestia elegantemente (Mt.3:4; 11:8-10); a viúva pobre, publicamente elogiada por Jesus, tinha recursos financeiros ínfimos (Mc.12:42-44); os justos José e Maria, pais de Jesus, deram as ofertas mais humildes, cabíveis somente aos pobres (Lv.12:8; Lc.2:24); Lázaro, a quem Jesus amava (Jo.11:5), enfermou-se (Jo.11:1-6); o Apóstolo Pedro, que também era Pastor (Jo.21:15-17; 1Pd.5:1,2), não tinha prata nem ouro (At.3:6), como muitos pastores hoje têm; o Apóstolo Paulo sofreu muitos perigos (2Co.11:26), passou falta das coisas, passou fome e padeceu necessidade (Fl.4:12), e provavelmente tinha alguma enfermidade (2Co.12:7; Gl.4:13,14; 6:11), e sua riqueza atingia a monta de uma capa, livros e pergaminhos (2Tm.4:13), e por isso nos doutrina: "tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes." (1Tm.6:8), e "o amor ao dinheiro é raiz de todos os males;" (id.6:10); o discípulo Timóteo foi aconselhado por Paulo a usar um pouco de vinho, por causa da sua enfermidade de estômago (1Tm.5:23); Paulo deixou o crente Trófimo doente em Mileto (2Tm.4:20)...
Então, para os adeptos da doutrina da prosperidade material desenfreada, essas pessoas, aqui mencionadas, não eram crentes, porque, ou eram pobres ou eram doentes, o que contraria frontalmente os ditames da cartilha da corrente da prosperidade, por eles adotada e amada como a coisa mais excelsa desta vida. Não sabem eles que os crentes pobres e humildes, e que hoje choram, é que são por Jesus chamados de "Bem-Aventurados" (Mt.5:3,4).
E o Senhor Jesus ensina-nos: "No mundo TEREIS TRIBULAÇÕES;" (Jo.16:33); "os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos POBRES é anunciado o Evangelho." (Mt.11:5); "O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar Boas Novas aos POBRES;" (Lc.4:18); "Então, levantando Ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os POBRES, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora CHORAIS, porque haveis de rir." (Lc.6:20,21)
O Apóstolo Pedro também nos ensina: "na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por VÁRIAS PROVAÇÕES," (1Pd.1:6)
E igualmente o Apóstolo Paulo: "Confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que POR MUITAS TRIBULAÇÕES NOS É NECESSÁRIO ENTRAR NO REINO DE DEUS." (At.14:22); "alegrai-vos na esperança, sede pacientes na TRIBULAÇÃO, perseverai na oração; acudi aos SANTOS NAS SUAS NECESSIDADES, exercei a hospitalidade." (Rm.12:13); "pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nEle, mas também o PADECER por Ele." (Fl.1:29); "Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão TEMPOS PENOSOS;" (2Tm.3:1)
E Tiago conclui: "Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o PASSARDES POR VÁRIAS PROVAÇÕES (...) Mas o IRMÃO DE CONDIÇÃO HUMILDE glorie-se na sua exaltação, e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva." (Tg.1:2,9,10)
Muito antes deles, Davi também discorreu sobre o pobre: "Bem-aventurado é aquele que considera o POBRE; o Senhor o livrará no dia do mal." (Sl.41:1)
Quanto aos ricos, que são o alvo maior das pessoas sequiosas por bens terrenos, o Senhor Jesus Cristo e o escritor Tiago ensinam-nos o que finalmente lhes acontecerá, em Mc.10:25 e Tg.5:1-6.
Sim, o crente em Jesus Cristo está sujeito às funestas fases desta vida; contudo, ele se exultará sempre no Senhor seu Deus, como exultou o Profeta Habacuque: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha Salvação." (Ha.3:17,18), porque ele tem no coração este ensino de Jesus: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua Justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas." (Mt.6:33); e, tendo na mente este ensino, o crente aprende a lançar sobre Deus toda a sua ansiedade, sabendo que Ele cuida de nós (1Pd.5:7).
E, assim, ora passando por dificuldade, ora por bonança, o crente em Jesus Cristo poderá finalmente dizer, como Paulo: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Fl.4:13)
Considerando os textos supracitados, podemos agora entender que Davi, nem de longe e infinita distância está ensinando que o "NADA ME FALTARÁ", diz respeito às nossas necessidades materiais cotidianas.
O Salmista quer nos transmitir algo muito mais rico, mais profundo e mais sublime do que meros gozos seculares!
Ao principiar o Salmo, dizendo: "O SENHOR É O MEU PASTOR; NADA ME FALTARÁ.", Davi ensina-nos, nos outros cinco Versículos, o que realmente NÃO NOS FALTARÁ.
#DeuséFiel   #DeusteAma   #Boatarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário